7 palavras em inglês e suas origens

mav

Se tem um troço que eu sou curioso é sobre as origens das palavras. Quando iniciei no ensino fundamental lááá no começo da década de 80, já não constava o ensino do latim na grade curricular, o que é lamentável, uma vez que se trata de um conhecimento importante para nos esclarecer sobre de onde vem muitas das palavras que usamos hoje em dia. E em inglês não é diferente. Além do Latim, tem muitas origens bem curiosas que é bem gostoso estudar.

Muitas das palavras que vocês verão nesse post vocês já conhecem! E hoje vamos ver Por que se chamam como se chamam, e suas origens.

1 – Coach …………… ônibus / classe econômica / técnico esportivo

Como tem significados, né? Pois é! E isso se deve à cidade na Hungria de Kocs, que foi onde primeiro se fabricavam as carruagens à cavalo, que mais tarde viriam a ser usadas como transporte público. Hoje em dia, damos o nome de coach ao transporte de ônibus feito para excursões ou viagens, e nos EUA chamamos de coach a classe econômica dos aviões. Mas também é designada para técnico ou treinador de algum time porque é ele quem “carrega” seus atletas. Viu que interessante?

2 – Cab ………………… Táxi

Em inglês também chamamos de taxi, mas eles também chamam de cab, que vem de cabriolet, que por sua vez se origina do francês cabriole, que significa “pulo-de-cabra” pois era o nome dado a pequenos veículos puxados por cavalos em Londres no início do século XIX e que, por serem muito leves, pulavam feito cabras devido às irregulares ruas da época. Que construção curiosa de um nome…

3 – Hooligan …………… Hooligan / torcedor baderneiro

É o nome dado aos brigões torcedores de futebol na Inglaterra, por serem justamente isso: brigões, baderneiros e arruaceiros. Sua origem vem de um sobrenome inventado que servia para denominar uma família irlandesa que não existia, mas que seria muito arruaceira. Essa família fictícia era cantada na letra de uma musica usada em teatros no século XIX. O nome ficou e foi como batizaram os torcedores que só querem confusão. Só que lá, ao contrário daqui, eles tiveram punições adequadas e não fazem mais confusão em estádio nenhum.

4 – Dollar …………… Dólar (a moeda dos EUA)

Quem não gosta da ideia de ter alguns dólares na carteira ou em alguma aplicação? Pois saibam que o nome Dollar tem origem no alemão  thaler, que significa vale. Mas não o vale para você poder comprar alguma coisa, mas o vale da geografia mesmo, pois vem do Vale de Joachim, ou Joachimsthal (hoje Jáchymov), onde no século XV cunhavam moedas de prata das minas locais.

5 – Maverick ……………independente / dissidente / pessoa que pensa por si

Maverick vem de Samuel Augustus Maverick, um advogado do Texas que acabou virando pecuarista por uma dívida que tinham com ele. Mas como o gajo não estava nem aí pra criação de gado, ele sequer marcava seu rebanho  a ferro quente. De maneira que, daqueles dias em diante, todo e qualquer animal não-marcado a ferro começou a ser chamado de Maverick. Por essa razão, a palavra maverick hoje é usada para designar a pessoa independente, que tem comportamento e ideias que não são parecidas com a maioria das pessoas. Are you a maverick?

6 – Slogan ………………… Slogan

O termo slogan vem da Escócia, precisamente no século XVI quando na ocasião das guerras dos clãs era usado o gaélico sluagh-gairm, ou seja: sluagh = exército, e gairm = grito. Junto significava “grito de guerra”. Por esta razão que slogan se adequou como sendo aquela frase curta de efeito que é servida para vender uma marca ou produto.

7 – Nerd …………………… Nerd / CDF

Hoje também conhecido por Geek, o carinha de óculos fundo de garrafa, magro, que não segue moda e normalmente mata a pau nas notas do colégio foi criado no livro If I Ran the Zoo, de 1950. Tratava-se de uma criatura estranha que não era necessariamente humana e que era magra e mal-humorada. Aí foi o que bastou para essa figura se perpetuar. O que ninguém contava é que essa galera que era vítima de bullying na escola, quando começou a por os pés no mercado de trabalho depois de se formarem, viraram Bill Gates, Stephen Hawkins e o resto da história já sabemos…

Por enquanto são essas, my friends!

See you next time!

E  você pode me seguir nas redes sociais! Confere só:

Facebook – www.facebook.com/teacherfabioemerim

Instagram – @teacher_fabioemerim ou  www.instagram.com/teacher_fabioemerim

Twitter – @Dicas_de_ingles ou twitter.com/dicas_de_ingles

YouTube  – www.youtube.com/teacherfabioemerim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s