Guia definitivo para ser feliz num Pub britânico

chica

 

Sempre deixo claro aqui no blog e pros meus alunos que aprender uma língua é mergulhar em sua cultura! E hoje vamos ver a cultura dos Pubs na Terra da Rainha!

Sim, você já percebeu que saber inglês é bom também pra aprender a pedir a cerveja certa em algum pub na Inglaterra. E eu, como um apreciador dessa maravilhosa bebida, não poderia ficar sem fazer um post sobre isso aqui no nosso tão amado blog, não é?

Primeiramente saibamos que existem dois grupos grandes de cervejas: as Ales e as Lagers.

Ale (éal) é o tipo de cerveja mais antigo e tradicional, datando de mais de dois mil anos atrás, enquanto que a Lager (lóguer) tem coisa de 200 anos. O Yeast(iêist) que é o levedo, está presente como um dos principais ingredientes de ambos os tipos. Mas existe um tipo de yeast que vai para o uso das lagers e outro para as ales, cada um com a sua fermentação a uma temperatura diferente

Os britânicos amam as ales mais fortes. São as chamadas “bitter” (amargas), como as porters ou as stout, que são bem escuras e encorpadas. Na terra da Rainha, a Fuller’s e a Guinness estão entre as mais populares.

 

Como pedir uma cerveja num pub

Pubs estão para o Reino Unido assim como o boteco está para o Rio de Janeiro ou o Bexiga em São Paulo. É lá que o happy hour acontece, com o pessoal por vezes sentado no meio-feio diante do seu pub preferido. Coisa inimaginável nos EUA, onde é proibido o consumo de bebidas alcoólicas na rua.

Uma vez em seu pub (que vem de Public Houses), atente-se a estas 5 regras:

1 – Tenha paciência

fique com 5 ou 10 libras à mão e que o bartender possa ver (não o mostre ostensivamente, como que sacudindo no ar), pois você vai ser ignorado. Tampouco grite, como fazemos por aqui. Olhe nos olhos do bartender e sorria!

2 – Saiba o que você quer pedir de antemão

A indecisão na hora que o bartender lhe atender vai fazer com que você perca a vez. Você precisa saber também a medida da sua bebida. Pode ser um Pint(páint) que equivale à medida de 500ml, ou Half Pint (réf páint) que é a metade dissoSaiba também o nome da cerveja que você quer beber, respire fundo e peça:

 “Two pints of Guinness, a half of Porter and three packets of crisps (potato chips) please.”
Dois pints de Guinness, meio pint de Porter e três porções de batatas-fritas, por favor.

Ah, sim! Pague ao fazer o pedido. Quando você receber sua bebida ou comida, eles trazem o troco junto, se for o caso.

 3 – Saiba o que esperar

Ingleses não são fãs de muita espuma, então prepare-se para ter a sua bebida com um colarinho mínimo. No caso da Guinness há uma exceção porque a espuma faz parte do charme quando é servida. Mas com as outras é pouca espuma mesmo.
As cervejas que saem das torneiras e que normalmente chamamos de chopp por aqui, lá são chamadas drafts, e estão a uma temperatura um pouco mais fria que o ambiente. Se você quiser cerveja gelada, prefira as garrafas.

4 – Evite ficar no balcão

O comportamento normal de um cliente num pub é pegar o seu pedido e sair do balcão. Vá a uma mesa, ou fique de pé por alí perto, mas saia do balcão. Você também pode ficar na calçada, se não estiver naquele congelante inverno britânico.

5 – É normal pagar uma rodada 

Se você estiver num grupo de amigos, pague uma rodada (ou round). Aqueles pão-duros que nunca pagam rodada são mal-vistos. Sério!

 

O serviço no Pub

Nem todos os pubs têm serviço na mesa. Você tem que ir ao balcão, pedir, pagar e esperar que a comida chegue até onde você está. Estes são conhecidos como Gastropubs, onde pessoas jantam. Antes de ir ao balcão, veja se a sua mesa não tem um número. Isso facilitara na hora de fazer o pedido chegar até você.

 

Qual o horário de funcionamento dos Pubs por lá?

Pubs têm um horário fixo: abrem para almoço e fecham logo após. Apenas reabrindo na tardinha para fecharem à 23h.
Algumas leis locais permitem uma renegociação desse horário, de maneira que você poderá encontrar pubs que servem até café da manhã pra trabalhadores noturnos, até os pubs que ficam abertos o dia inteiro até de noite.

Ah, e mesmo se um pub estiver aberto, não significa que estejam com sua cozinha funcionando. O melhor é simplesmente perguntar:

– Hello, are you serving food at the moment?
– Olá, vocês estão servindo comida no momento?

Independente da hora que o pub fechar, isso será anunciado com o tocar de um sino com proprietário falando:

– Last orders!
– Últimos pedidos!

 

Está viajando com crianças e animais de estimação?

No problem, você pode levar as crianças ao pub, desde que óóóóóbvio, você não sirva bebida alcoólica para elas, né? Não há lei que proíba a permanência de crianças com seus pais ou responsáveis num pub que sirva comida. Legal, pois tem refrigerante lá também :D

Ah, e quanto a animais de estimação, cabe ao proprietário estabelecer suas próprias regras. Normalmente se o pub tem seu próprio cachorro ou gato, o seu também será bem-vindo!

É isso! Agora você poder entrar num Pub sem medo!

 

 

E  você pode me seguir nas redes sociais! Confere só:

Facebook – www.facebook.com/teacherfabioemerim

Instagram – @teacher_fabioemerim ou  www.instagram.com/teacher_fabioemerim

Twitter – @Dicas_de_ingles ou twitter.com/dicas_de_ingles

YouTube  – www.youtube.com/teacherfabioemerim

 

Cheers!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s